NATUREZA






TRABALHAR COM EDUCAÇÃO É PROMOVER MELHORIAS!






Atualmente muitos desatentos depositam as credibilidades dos avanços do mundo ao poder, mas as melhores verdades são encontradas na natureza das coisas. "Qual sua natureza?"

O tempo surgiu com um conjunto fascinante de diversidade que permitiu a físico-química um protagonismo na origem das coisas. Entretanto o controle dos fenômenos segue a espontaneidade e fluxo energético conservando as propriedades elementares dos curtos intervalos. Como o tempo não para, a vida segue com algumas novidades que teimam com a natureza considerando que até mesmo o maior interventor animal, o ser humano, prossegue exaltado com o poder de raciocínio. Todavia é importante frisar que o oxigênio ainda é o principal elemento da vitalidade humana seguido da água, outros nutrientes químicos e o imprescindível amor.

É impressionante que a natureza estabelece conjunto harmônico mesmo diante das diversidades, um princípio básico que deve constar na atenção de qualquer pensamento. O ser humano procura constantemente encontrar mecanismos de eficiência na formação das sociedades, mas torna translúcido o avanço toda vez que desvia o olhar da natureza. A linha histórica é um importante trilho de orientação para aperfeiçoar os padrões de planejamento da formação social. Basta exemplificar um caso isolado entre seres de mesma espécie que precisam ampliar a formação social como a hipótese de João e Maria, habitando um nicho favorável a continuidade da vida. Uma natureza simplória dentro de um cenário interpretativo adverso que consegue gerar parâmetros aleatórios que, na maioria das vezes, esquecem de manter a ordem lógica da natureza.

A vida promove constantes desafios e cada animal fica exposto para medir a capacidade de superação. No caso dos seres humanos isso inicia desde o primeiro momento da fecundação e consequentemente as etapas prosseguem proporcionando oportunidades equilibradas no contexto dos valores sociais. Ainda persistem questionamentos sobre a validade dos esforços humanos na manutenção da vida, pois algumas criações virtualizaram o processo natural de existir um ser humano que é composto de uma fisiologia que transcende na forma de pensar, e basta respeitar a sequência temporal que a clareza da força da natureza ganha destaque no entendimento da vida, ou seja, “respeite os mais velhos”(Vovô, 1975).

A referência determina a qualidade do ponto de partida para a compreensão dos acontecimentos e a continuidade dos passos permitem um amadurecimento que demonstra a possibilidade de chegar e poder escolher a melhor decisão de pódio. Assim o mundo é composto de referenciais inerciais, mas impacta intensamente quando pessoas participam conjuntamente em ações positivistas que ampliam a capacidade da promoção do bem social.

Destaco aqui minha emoção de viver 50 anos nesta natureza do planeta Terra que permitiu meus pais se conhecerem, casarem e dar origem ao primogênito onde o nascimento foi literalmente espontâneo sem nenhuma outra intervenção humana que não fosse as contrações musculares de minha mãe e só depois das minhas primeiras percepções sensoriais do mundo externo que o cordão umbilical foi partido pelo atrasado médico obstetra. Seguindo este breve relato natural de existência, seguimos na formação familiar tradicional com mais dois irmãos, Aldo Saraiva da Silva, o gigante, e o Carlos Alberto Pereira da Silva Filho, o gênio. Onde todos foram formados na rotina clássica escolar permitindo entender melhor sobre as verdades do sistema de ensino-aprendizagem, mas perceber que algumas mentiras ainda permeiam, por não combinar com a rotina do sistema social.

Sigo obedecendo o fluxo da vida orientado pela energia de DEUS e referenciado por brilhantes Mestres que surgiram ao longo da minha trajetória acadêmica e somaram com meu histórico familiar resultando na gratidão eterna que tenho por viver. Ressalto alguns nomes que representam todos os referenciais e quantificam a minha expressão acadêmica. Inicio pelo primeiro Orientador de Graduação, Jorge de Jesus Passinho, na Pós-Graduação, Ubiraci Nascimento, no mestrado, Stelamaris Rolla Bertoli, no Doutorado, Jorge Viçoso Patrício, e o amigo, Luiz Oosterbeek.

A verdade é que existe uma ciência clássica que baliza a maioria dos princípios racionais e permite que a vida possa prosseguir com a melhor tentativa de qualidade possível, pois:

NASCER INTELIGENTE É UM PRESENTE DIVINO, MAS PERMANECER É UMA NECESSIDADE HUMANA!

LIVRO TEMA

Titulo:
A NATUREZA DAS COISAS

Autor(es):
Marília Passos



MÚSICA TEMA

Titulo:
Trem-Bala

Compositor(es):
Ana Vilela


VÍDEO TEMA